"SOBREVIVÊNCIA"
A VIDA ACONTECENDO,POUCA GENTE VÊ.....
O ESPAÇO DA IMAGEM!!
2) Cuidado ao utilizar o zoom digital - uma imagem de 5 MP cai para cerca de 2 MP quando se usa o zoom digital. Busque conhecer as funções de sua câmera. Alterar o balanço de branco pode trazer ótimos efeitos quando se pretende tirar a foto de uma paisagem, por exemplo.
3) Utilize um formato de maior qualidade, quando for destinar as imagens para impressão - Uma boa edição no Photoshop antes de mandar as fotos para o laboratório também é bem vinda, mas fique-atento, se optar por editar suas fotos lembre-se de solicitar para que o laboratorista não as altere, caso contrário toda sua edição será prejudicada.
Quando a França ainda vivia um período de instabilidade política, em meados do século XIX, conseqüência da Revolução
Francesa e do Império Napoleônico, surgiu uma nova profissão, reconhecida mais tarde, também como arte: a fotografia.
Na verdade, registros revelam que na época de Aristóteles já se conhecia o fenômeno de produção de imagens pela
passagem da luz através de um pequeno orifício e boa parte dos princípios básicos da óptica e da química que envolveriam
mais tarde o surgimento da fotografia.
No século X, o erudito árabe Alhazen mostrou como observar um eclipse solar no interior de uma câmara obscura: um quarto
às escuras, com um pequeno orifício aberto para o exterior.
Durante a Renascença, uma lente foi colocada num pequeno orifício e obteu-se uma melhor qualidade da imagem. A câmara
obscura começou a se tornar cada vez menor, até se transformar em um objeto que pudesse ser levado para qualquer lugar.
Já com um tamanho portátil, no século XVII, a câmara obscura era utilizada por muitos pintores na execução de suas obras.
Um cientista italiano, Angelo Sala, em 1604, observou o escurecimento de um certo composto de prata por exposição ao sol,
mas não conseguia fixar a imagem que acabava desaparecendo.
Foram muitos os estudiosos que ao passar dos anos acrescentaram novas descobertas: em 1725 com Johan Heinrich
Schulze, um professor de medicina da Universidade de Aldorf, na Alemanha e no início do século XIX com Thomas Wedgwook,
que, assim como Schulze obteve silhuetas fixas em negativo, mas a luz continuava a escurecer as imagens.
Fotografia de fato, surgiu no verão de 1826, pelo inventor e litógrafo francês Joseph Nicéphore Niépce. Em fevereiro de 1827,
Niépce recebeu uma carta de Louis Daguerre, de Paris, que manifestou seu interesse em gravar imagens. Em 1829,
tornaram-se sócios, mas Niépce morre em 1833. Seis anos depois, em 7 de janeiro de 1839, Daguerre revela à Academia
Francesa de Ciências um processo que originava as fotografias ou os daguerreótipos.
A fotografia atraiu a atenção de tantas pessoas que, movidos pelo entusiasmo, tornaram-se adeptos daquela técnica. Assim,
tanto em Londres como em Paris, houve um boom na compra de lentes e reagentes químicos.
Os fotógrafos e suas câmeras fotográficas (caixas de formas estranhas) começavam a registrar suas imagens.
Fotografar tornou-se uma atividade em franca expansão. Rapidamente tomou conta do mundo. Em 1853, cerca de 10 mil
americanos produziram três milhões de fotos, e três anos mais tarde a Universidade de Londres já incluía em seu currículo
a fotografia.
Em junho de 1888, com George Eastman, surge a Kodak. A fotografia tornou-se mais popular com este tipo de câmera que
era bem mais leve, de baixo custo e simples de operar.
A fotografia deu ao homem um visão real do mundo, tornando-se assim, um instrumento de como captar imagens dos
registros da História.
![]() Henry Cartier-Bresson | ![]() |
Henry Cartier-Bresson foi um dos fundadores do fotojornalismo moderno. Era chamado por alguns de "o olho do século". Suas fotografias foram reproduzidas no mundo inteiro.
No dia dois de agosto, numa quarta feira, Henry Cartier-Bresson morreu no Sul da França. Aos 95 anos
"A fotografia por si só não me interessa, mas a reportagem sim, a comunicação entre o mundo e o homem com este instrumento maravilhoso do tamanho da mão que nos faz passar desapercebidos. E assim participamos. É uma dança entende? É uma grande alegria fotografar assim".
Henry Cartier-Bresson nasceu em 1908, na França. Filho de família urbana. Na juventude teve aulas de desenho com importantes pintores da época. Ele queria ser pintor. A pintura foi sua segunda paixão.
Bresson comparou a fotografia com o desenho. Para ele desenhar era meditar. E a fotografia era como um tiro. No desenho pode-se apagar e fazer outro. Não se luta contra o tempo. Por isso a meditação.
Na fotografia existe a angústia de estar presente. O "momento decisivo". O lugar certo na hora certa. Mas uma angústia que ele definiu como calma.
Qual a melhor câmera para fazer boas fotos?
Sabe aquelas câmeras que são anunciadas na televisão ?. Aquelas que prometem “1000 megapixels”, filmam, fotografam, gravam som e tem um cartão de 256 mb que cabe 15.000 fotos, já viram dessas? Esqueçam completamente. Elas são totalmente descartáveis. Tem uma péssima qualidade, em todos os aspectos, e com certeza só vão estragar suas fotos. As lentes de má qualidade vão produzir fotos sem contraste, com foco ruim e cores distorcidas. O sensor “maravilhoso” vai te dar muito “noise”, que são aqueles pontinhos coloridos, e pouquíssma definição, apesar dos “1000 megapixels”.
…
Compactas Point & Shot.
Compactas Amadoras.
Essa categoria está praticamente desaparecendo do mercado. As grandes marcas estão optando por cameras point & shot e DSLRs. O usuário que quiser avançar mais na fotografia terá que optar por uma Superzoom ou DSLR que permitem mais controle da foto, mas ainda é possível encontrar ótimos modelos dessa categoria no mercado.
…
DSLR significa, em inglês : Digital Single Lens Reflex. Como assim? Nessas câmeras a luz que entra através da lente é refletida em um espelho e transferida para uma tela de visualização. Esse jogo de vidros e espelhos faz com que, olhando pelo visor (não a tela de LCD), você veja exatamente o que a lente está “vendo”. Nessas máquinas não é possível fotografar utilizando o monitor LCD(com exceção de alguns novos modelos). Ele só será utilizado para verificar a foto após o clique e para acessar os menus.